segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Calor de "fritar ovo no asfalto"


Ainda não estamos no verão, mas o calor dos últimos dias é como se estivéssemos. Eu, particularmente, não sou muito amiga de verão. Até gosto daquele verãozinho agradável, pegar um sol, mas não deste calor escaldante.
Tivemos recordes de temperatura, em Santa Maria, sexta e sábado a maior dos últimos 64 anos, no mês de outubro, e hoje 38.8 °C, a maior temperatura do ano no estado e a maior desde 1991, registrada no mês de novembro. O verãozinho já está dando as caras. Na sexta-feira fez 36° C aqui em Agudo, imagino que hoje deve ter se aproximado dos 38°C.


Lembrei-me hoje do meu ex-colega de Rádio Agudo, Márcio Nunes. No verão de 2008 fazia um calor parecido como este que está fazendo agora. O Márcio, sempre genioso com suas idéias, foi fazer a experiência do conhecido ditado “fritar um ovo no asfalto”. Consultando o professor de química, Milton Seiffert, ele aconselhou colocar o tal ovo em uma frigideira preta, pois o preto absorver calor e daria mais resultado. A frigideira teria que ficar uns 30 minutos no sol até colocar o ovo. E foi isso que o Nunes fez: colocou a frigideira, perto de um canteiro de flores, em frente a Rádio, na Avenida Concórdia.


O Márcio falando todo hora em seu programa sobre a fritada do ovo, vários curiosos passavam pelo local, todo mundo na expectativa até que....passa o caminhão do lixo, o “lixeiro” passando correndo coleta todo o lixo, dos arredores, e leva a frigideira novinha da Jaque, a mulher do Márcio. Não foi daquela fez que se pode comprovar se é verídico “fritar ovo no asfalto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário