quarta-feira, 2 de maio de 2012

O nosso Jacuí também sofre com a seca


Já são seis meses de estiagem no Rio Grande do Sul. As perdas já são visíveis: agricultura prejudicada, reservatórios secos, cidades passando por racionamento, etc.

Desde o início de janeiro,  o município de Agudo está em estado de emergência devido a estiagem. A água, no interior, é distribuída com o caminhão dos Bombeiros Voluntários, as perdas na agricultura (principalmente fumo e milho) são enormes, a cidade também chegou a ficar alguns dias sem abastecimento, pois os reservatórios da CORSAN haviam secado.

Todo agudense já deve ter pensando algum dia: com o Rio Jacuí, nunca teremos falta de água. Eu sou uma que sempre penso isto. Eu pensava. Porém hoje a realidade é outra. No sábado, dia 28 de abril, surgiu a informação de que a Barragem do Passo Real estaria com 11 metros abaixo do seu nível normal e por isso a comportas, durante os finais de semana, irão largar o mínimo de água. Desta forma, poderemos observar o Jacuí quase seco.

No domingo, pude observar e é incrível os bancos de pedra e de areia e as inúmeras árvores que devem ter vindo com a cheia de 2010. Sem falar do cheiro fortíssimo de peixe, talvez algumas espécies também já começam a sofrer. Sempre penso e digo: “poupar hoje para não faltar amanhã”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário