quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Um ano da tragédia da ponte do Jacuí

Ponte inaugurada no dia 03 de dezembro 2010


Queda da estrutura dia 05.01.2010




Agudo, 05 de janeiro de 2010. Uma chuva sem dar trégua caiu sobre o município, no dia anterior. Em menos de 24 horas já eram registrados mais de 300mm. Previa-se a maior enchente desde 1941. E foi isso que aconteceu: na madrugada do dia 4 para o dia 5 a maioria dos moradores próximos ao Jacuí não dormiram. Com o rio subindo rapidamente tinha mais é que cuidar dos animais, implementos agrícolas e a própria vida.

A cheia do Jacuí já estava me deixando angustiada. Pensava eu: “o que será da nossa agricultura em 2010”.

Mas o pior ainda estava por vir, às 9h03min o repórter da Rádio Agudo, Marcio Nunes, emocionado interrompia o Correspondente Renner, em cadeia com a Rádio Guaíba, para relatar que a ponte havia caído. Foram onze dias de buscas incansáveis até encontrar os cinco corpos.

Após um ano da maior tragédia da região, a saudade, a dor, as lembranças e a pergunta por que a ponte caiu continuam. É difícil, muito difícil, mas Agudo já começou a se reerguer.

Mas com certeza, os dias de peregrinação pela RSC-287 até a ponte destruída, atrás de sobreviventes e notícias daqueles que sumiram no meio das águas jamais serão apagados da memória.

Todo agudense hoje deve saber onde estava e que fazia às 9h03min do dia 05 de janeiro de 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário