sábado, 27 de fevereiro de 2010

Taça Beto Boeck

Quem conhecia nosso eterno vice-prefeito Beto Boeck, sabia o quando ele gostava de esportes, principalmente bocha, bolão e futebol. Nessa hora me vem novamente a lembrança lá da casa do rio, quantas foram as madrugadas em claro jogando bocha. Nossa foi bom aquele tempo. A última vez que eu vi o "tio" beto, foi no dia 3 de janeiro, jogando bocha lá na beira do Rio Jacuí. Dia 5 aconteceu a tragédia.

Hoje, dentro das comemorações do aniversário de Agudo é realizado o primeiro torneio de bochas Taças Beto Boeck, mais justa impossivel a homenagem.

Impossivel não se emocionar com os discuros do prefeito Ari Alves da Anunciação e do filho Samuel Boeck.

A gente tem muita saudade do Beto e a comunidade do Porto Alves sentiu por não ser convidada a participar deste tão importante torneio.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

E as obras...continuam paralisadas

Os trabalhos por parte do Daer, nas obras das cabeiceras das pontes na ERS-348, continuam paralisados. Eles trabalharam dois dias!!!!
Sinceramente, isto é uma falta de respeito, falta de consideração com nos agudenses.
O municipio de Agudo está tirando dinheiro da onde não tem para manter o desvio alternativo. Desvio alternativo este para quem não conhece é uma estrada de lavoura. As lavouras de arroz margeiam a estrada.
Enquanto isso, a obras para a colocação na balsa no Cerro Chato iniciaram.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A imagem na ponte

Ontem a tardinha, dia 17 de fevereiro, tomei coragem e consegui ir até a ponte que desabou na RSC-287. Vendo as imagens ao vivo e pela TV ou fotografia tem muita diferença.
É dificil acreditar, e aceitar, que uma ponte daquela tamanho, com aquela estrutura veio abaixo. Assusta só de olhar. Parece uma cena de filme, uma coisa cenográfica
Fiquei imaginando no momento em que estrutura caiu, as pessoas caindo, indo rio abaixo e as outras que estavam sobre o asfalto sem nada a fazer. A gente fica sem palavras diante destas imagens. Cinco vidas se foram...
É muito triste, tudo que aconteceu aqui em Agudo. Na terça-feira o municipio de Agudo completou 51 anos de emancipação politica e administrativa. Em ato solene o prefeito mais uma vez chorou em seu discurso. Está muito dificil para o prefeito e para todos nós, principalmente família e amigos das vitimas

E as obras?

Postei neste blog, foi notícia na Rádio Agudo e na imprensa que as obras nas cabeceiras das pontes na ERS-348 teriam iniciado na quarta-feira dia 10. Sim, começaram. Só que hoje já não existem mais máquinas no local. Isto sim é uma brincadeira, é incrivel da maneira que o governo, Daer e Cia brincam com nos agudenses que estamos tão sentidos e abalados com toda a tragédia.
Notícia veiculada hoje pela Rádio Agudo:
Nesta manhã, dentro da programação do programa Panorama a Unidade Móvel da Rádio Agudo, através do repórter Beto Jordani, foi até as cabeceiras da ponte na Várzea do Agudo, para conferir o andamento dos trabalhos da empresa que faz a recuperação dos aterros das cabeceiras. Conforme Beto Jordani, naquele momento, não existia nenhuma máquina trabalhando no local. Moradores também relataram que o último maquinário visto na localidade foi a uma semana. Agora os produtores de arroz da Várzea do Agudo, já começam a se preocupar com a proximidade da colheita e os tráfegos das colheitadeiras.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Coisas do destino.....


Foto: Arquivo pessoal/família Boeck

É incrivel as coincidências, as coisas do destino....a câmera fotográfica do beto foi achada no dia 7 de fevereiro. Tá é o que tem o dia 7 de fevereiro? Para quem não sabe, neste dia o tio beto estaria completando 56 anos de idade.


Amigo leitor, observe esta foto que já virou notícia. O Beto fotografou a mesma dois minutos antes da queda da ponte, nela estão quatro vitimas fatais da ponte e a quinta foi quem a fotografou, é triste mas é realidade: Renato Camargo, a esquerda, a direita aparecem a Denize Dunke, a loira, sua mãe Lori Dunke, e a pessoa de boné preto Nelo dos Santos, namorado de Denize.


O mais ruim de tudo, é que as fotos foram para a imprensa sem a autorização da família. As pessoas que acharam a câmera entregaram o cartão de memória para os veículos de comunicação. É muito ruim isso, as famílias das vitimas fatais viram a imagem pela TV. Todo o tormento do dia 5 de janeiro veio mais uma vez a tona.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Uma imagem que choca

Foto: Arquivo pessoal/família Boeck

É incrivél a foto que está sendo divulgada pela imprensa. Registro fotográfico do momento em que a ponte está vindo abaixo. A foto, proposital ou não, foi tirada pelo nosso querido amigo, e vice-prefeito, Beto Boeck, que inexplicável até hoje foi uma das cinco vitimas da maior tragédia já presenciada por nos agudenses. Como a câmera não foi levada pelas águas? Ficou nos escombros.


O Beto estava no local registrando as cheias para anexar ao pedido de calamidade pública que o municipio iria decretar. Confesso que quando vi a imagem na TV fiquei toda arrepiada e hoje vendo as capas dos jornais com as fotos estampadas em suas capas e com as manchetes: "A hora em que a ponte caiu" e "O Flagrante da tragédia de Agudo", me veio a lembrança daquela manhã, horrivel e de muita tristeza, do dia 5 de janeiro, às 9h03min e uma vontade imensa de chorar, dificil até de falar...
A foto foi divulgada na imprensa sem autorização da família, as pessoas que a acharam avisaram os veículos da comunicação do estado. Muito feio isso

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Enfim as obras iniciaram


Iniciaram ontem, as obras de recuperação das cabeceiras da pontes secas na ERS-348, levadas pelas enchente no dia 5 de janeiro. Para a ponte do Jacuí, será instalada uma balsa para fazer a travessia. Leia as notícias divulgadas pela Rádio Agudo:


Foi notícia no dia 10 de fevereiro:

Ontem a tardinha (terça, dia 9), aconteceu uma importante audiência pública em Porto Alegre que teve como objetivo tratar dos acessos na região: a ponte do Jacuí na RSC-287 e as cabeceiras das pontes na ERS-348. Participaram inúmeras lideranças políticas, exército brasileiro, DNIT, Daer e a secretaria de infra-estrutura e logística. De acordo com o deputado Fabiano Pereira, o estado anunciou ontem que no inicio do mês de março a balsa deverá ser colocada para travessia próxima a ponte do Jacuí, principalmente para caminhões de grande porte. O deputado afirmou também, que a partir de hoje, 10 de fevereiro, estão previstos para começar a recuperação das cabeceiras das pontes secas na ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca e que deverá ficar prontas em um prazo de 90 dias.


Foi notícia no dia 11:

Em audiência pública realizada na última terça-feira, em Porto Alegre, o governo do estado anunciou que as obras nas cabeceiras das pontes secas, na ERS-348, iniciariam no dia de ontem. As obras realmente começaram no dia ontem, pelo lado das cabeceiras da ponte no sentido de Dona Francisca. A unidade móvel da Rádio Agudo, através do repórter Márcio Nunes, nesta manhã, foi até o local conferir os trabalhos e pode comprovar que existem alguns maquinários no local. Os trabalhos acontecem no primeiro pontilhão entre Agudo e Dona Francisca, realizando o serviço de emparelhamento.


Obs: foto de uma das cabeceiras das pontes que foram levadas pelas águas do Jacuí

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

E as pontes?

E as obras nas cabeceiras das pontes secas que eram para iniciar na segunda-feira????
Vão ficar para depois do carnaval. Este é o Brasil!!!!
Um mês hoje.....saudade e sem explicação até hoje.
O Diário de Santa Maria traz estampado na edição de hoje, a seguinte machete (ou pergunta) de capa: "Até quando vamos ficar sem a ponte?"

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É o que esperamos.....

As obras nas cabeceiras da ponte na ERS-348, na Várzea do Agudo, devem iniciar na segunda-feira. A informação foi repassada pelos deputados Nelson Marchezan Júnior e Edson Brum, após confirmação do Daer ontem à tarde. Marchezan disse que está sendo providenciado pelo órgão o edital para execução das obras em regime emergencial e cobrando agilidade do Daer. O deputado Edson Brum, salientou que além da obra de aterro nas cabeceiras terão prosseguimento o recapeamento das estradas: da RSC-287 até São João do Polêsine, trecho que pertence à ERS-149; e da ESC-287 até Faxinal do Soturno, passando por Agudo e Dona Francisca.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Agradecimento

Agradeço de coração a todas as pessoas que estão lendo e me parabenizando sobre o blog e principalmente as postagens sobre a tragédia de Agudo. É muito bom ter o carinho e o reconhecimeto de vocês leitores. Muito obrigada!!

Manifestação em Agudo




No dia 5 de fevereiro, completa um mês da tragédia que assolou o municipio de Agudo. Cinco pessoas morreram, parte de uma ponte caiu e de outra as cabeceiras foram levadas pela força das água do Jacuí. Pois é, quase um mês e nada.


Através de uma iniciativa do Rotary Clube de Agudo aconteceu ontem, dia 01/02, um protesto para chamar a atenção do governo e do estado. A que ponto chegamos!!.


Abaixo a notícia na integra veiculada hoje na Rádio Agudo:
Em uma iniciativa do Rotary Clube de Agudo, um grande número de pessoas, entidades e empresas protestaram para chamar a atenção do daer e governo do estado sobre a situação das cabeceiras da ponte na ERS-348 e da ponte do Jacuí na RSC-287. A carreata saiu, por volta das 16h30min de ontem, da Praça da Emancipação em direção a cabeceira da ponte seca. Com carrinhos de mão, pás e cargas de terra, o grupo fez um conserto simbólico junto a ponte na Várzea do Agudo. Vários comerciantes aderiram e fecharam as portas do comércio durante o protesto.
Obs: primeira foto é do "carrinhaço" e a segunda da enchente no dia 5 de janeiro